terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cada vez mais brasileiros torcem por times europeus

Por Luis Fernando Saninana

Isso mesmo, o número de brasileiros que torcem por times europeus vem crescendo a cada dia. O futebol do velho continente vem adquirindo torcedores de outros continentes, especialmente do Brasil. Caio Saran Lauand, 21 anos, cursa o 7º semestre de Administração, é corintiano, mas também torce pelo Real Madrid. Ele não lembra ao certo quando começou a gostar do time madrileno, mas disse que foi por volta de 2001. Já Renan Justi, 20 anos, estudante de jornalismo do 5º semestre começou a acompanhar o campeonato inglês quando o canal por assinatura, Sportv, começou a transmitir a competição. Com isso veio à torcida pelo Manchester United comandado por Beckham, Ryan Giggs e o treinador eterno Sir Alex Fergunson, mesmo sendo palmeirense.
As mulheres também acompanham o futebol internacional. Stela Aquino, 19, também é estudante de jornalismo, só que cursa o primeiro semestre. Ela acompanha o futebol europeu desde 2006. Isso porque ela assistiu a Copa do Mundo, viu que ali havia bom jogadores e decidiu acompanhar seus jogadores preferidos em seus respectivos times. No começo Stela diz que queria ver bons jogos, mas que aos poucos ela começou a se identificar com um time, no caso o Manchester. No Brasil ela torce para o São Paulo Futebol Clube
O caso de Renan é curioso, pois os Diabos Vermelhos ganharam do Palmeiras na final do Mundial Interclubes em 1999. Na época ele nem torcia pelo Manchester, mas hoje nem liga para o que os torcedores palmeirenses falam para ele sobre o assunto.
Para os três entrevistados foi feita a mesma pergunta: Se houvesse um jogo entre seu time aqui no Brasil e seu clube na Europa, para quem torceria?
Renan e Stela torceriam para suas equipes brasileiras, pelo fato de serem torcedores desde infância, pela identificação com os clubes nacionais. Stela ainda diz que ficaria com uma dorzinha no coração de ver o Manchester perder, mas a paixão pelo tricolor é mais forte. Renan, firme e forte não titubeou e diz: Meu sentimento pelo Palmeiras é muito maior. Já Caio ficou em cima do muro e falou que seria imparcial em um jogo entre Real Madrid e Corinthians. Em 2000, quando esse jogo ocorreu no Morumbi, Caio ainda não tinha descoberto sua paixão pela equipe madrilenha.
Os três concordam em uma questão. A torcida brasileira vem crescendo na Europa pelo fato do futebol europeu estar globalizado. Antes as transmissões desses campeonatos eram exclusivas para os canais fechados. Com a globalização, esses jogos passaram a ser transmitidos também para TV aberta.
A verdade é uma só. Além de tirar nossos craques e futuras promessas, a Europa está exportando também nossos torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário