sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Portões abertos, casa vazia



Por Peterson Munhoz


O que é melhor para um sábado a noite? Sair com os amigos ou acompanhar, no estádio, um jogo da série B do campeonato Brasileiro as nove e meia da noite? Lógico que a resposta para essa pergunta poderia ser: Sair com os amigos PARA ver um jogo de futebol em tal horário. Mas, os estádios vazios ao longo de todo o campeonato mostram que essa não é a escolha dos torcedores.

Para situar o leitor, nesse ano, a CBF assumiu a coordenação da série B do campeonato Brasileiro e resolveu marcar os horários como bem quis. Os jogos de terça e sexta-feira, que antes eram as 19h30 passaram para as 21h00 e a entidade isolou o último jogo da rodada de sábado para as 21h00. A razão dada pela CBF foi que o jogo iria atrair mais público, mas se esquece quem, com todo respeito, América e Campinense não é um Corinthians X Palmeiras. O que vimos de maio para cá foram estádios entregues às moscas em transmissões que os repórteres se confundiam todos na hora de passar a informação e o único som audível era da bola sendo chutada e dos treinadores gritando na beira do campo. Completamente inútil. A idéia deu certo nos primeiros jogos, mas, para o segundo turno, já estava evidente que a idéia tinha destino certo para o fracsso. Porém, por razões desconhecidas, a coordenadora da competição resolveu deixar tudo igual.

Já é claro que a CBF sempre atendeu interesses televisivos para a marcação dos horários de jogos. Antigamente, os jogos das 21h40 realmente começavam nessa hora. Hoje, as partidas começam por volta das 22 horas o que é um desrespeito com o torcedor e com que trabalha na transmissão dessas partidas. O torcedor, que muitas vezes vem de longe, precisa sair correndo do estádio para conseguir pegar o último ônibus e o último metrô. Muitas vezes, vãs clandestinas passam em pontos próximos ao estádio para levar o pessoal até o metrô, correndo e sem nenhuma segurança. Quem se responsabiliza por isso? A TV, a CBF ou ninguém? O que vemos com o futebol brasileiro é lamentável, pos ele está sendo moldado para ser encaixado na programação da emissora líder.

Isso tudo é sabido, mas, a pergunta continua no ar: qual é a utilidade de se manter um jogo que dá mais prejuizo do que lucro para os clubes e a televisão? Será uma inocente vontade de transmitir todas as partidas da série B, valorizando a divisão de acesso, ou tem algum interesso por baixo dos panos incluso nisso tudo? Todos estão convidados a darem suas opiniões nos comentários!

O que fica na expectativa é para que a CBF perceba que esse jogo acaba sendo mais prejudicial do que benéfico para o futebol e não marque mais partidas para horários esdruxúlos na temporada 2010. Valendo lembrar que o Vasco, único time chamado "grande" presente nessa divisão em 2009 não jogou UMA VEZ as 21 horas de sábado durante todo o campeonato.

E uma observação: o jogo entre Ipatinga e Atlético Goianiense desse sábado, 14/11, foi adiado para as 21:30. Mais tarde ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário