quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Copa do Mundo é nossa!!




Por Peterson Munhoz


Finalmente a nossa vez chegou. Depois de 64 anos, o Brasil irá sediar em 2014 uma copa do Mundo, o campeonato mais importante de futebol. Tudo é festa. Porém, existem aqueles detalhes básicos que podem melar toda a empolgação e que ninguém se lembra no momento: os estádios. De todas as cidades escolhidas, os estádios que já estão em pé vão precisar serem fechados para reformas. A idéia é montar as chamadas "arenas", com o aumento da capacidade, a modernização das fachadas e melhorias na infra-estrutura. As preocupações que naturalmente surgem quanto a isso são sobre o gasto da verba pública. Se haverá politicagem ou desvio das mesmas para favorecimento de alguma forma de políticos ou interesses pessoais.

A parte isso, já existem os conchavos. São Paulo pleiteava realizar a partida de abertura do evento, enquanto o Rio ficaria com a final. Com toda a polêmica envolvendo o estádio do Morumbi e a FIFA falando que há chances de o mesmo não ter os requisitos mínimos para abrigar tal jogo, o atual prefeito paulista, Gilberto Kassab, já fala em abrir mão da partida inical - ficando com alguma da fase de grupos - para poder sediar a sede de mídia do evento. Ou seja, o real interesse de muitos estados é ficar no comando da transmissão do evento, seguindo a logica de que "quem tem a palavra, tem o poder". Por outro lado, o São Paulo Futebol Clube, dono do estádio, diz que a sua "casa" estará em total condições para receber a peleja, mas o pessoal da FIFA não está levando muita fé.O clube pretende apelar ao BNDES para levantar os fundos necessários para a reforma.\ Correndo por fora, o Palmeiras trabalha para montar a sua sonhada Arena até 2012 e poder abrigar as partidas da Itália, país patrono do seu clube. O prefeito Kassab também sinalizou com para a utilização do estádio do Pacaembu, que pode ser reformado com ajuda do Corinthians - que prometeu disponibilizar até 100 milhoes de reais para a obra.

A briga ainda dará muito o que falar. Uma cidade com o porte de São Paulo merece e deve receber uma partida de grande porte ou ficar com o "poder" e ser o centro de mídia do evento? Participe deixando a sua opinião nos comentários!


Veja aqui o vídeo oficial que mosta o projeto da Arena Palestra Itália


Leia aqui o estopim da "crise" do Morumbi-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário