sábado, 14 de novembro de 2009

O amável futebol amador




Por Peterson Munhoz


O futebol sempre foi algo que encantou muito os brasileros. Como diria a música, quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol? Generalizações a parte, todos tentamos de alguma forma nos envolvermos com esse tipo de competição. Na escola, montamos um time e jogamos nos intervalos ou em competições interclasses, em que a emoção prevalecia e os nervos ficam à flor da pele. Alguns viram profissionais, mas outros se tornam profissionais dentro de um mundo particular.

Essa é a história do futebol amador. Vizinhos, amigos ou até mesmo conhecidos se juntam para formar uma equipe e ir disputar algum campeonato. Seja ele na terra batida ou em quadras de futebol society espalhadas por ai. Em São Paulo, um lugar referência para essas competições mais organizadas, com direito a juiz, técnicos e organização é o Playball Pompéia. Lá podemos ver diversas competições como a Copa Jurídica , jogos do canal ESPN Brasil e os Chuteiras de Ouro e o de Prata. O que essas competições tem em comum? São montadas por pessoas que amam o futebol, e querem se sentir mais próximas e queridas numa outra realidade que dura, muitas vezes, uma tarde por semana. Esses campeonatos contam com times com alta organização, trio de arbitragem, uniformes, torcidas e, no caso do Chuteira, equipe de reportagem que escrevem matérias e fazem vídeos das partidas. Isso tudo é postado via web, trazendo essa nova realidade da comunicação atual para unir e agregar conteúdo para o "futebol de todos os sábados".

No fundo, a grande função do futebol amador não é profissionalizar ou revelar novos talentos, isso é uma consequência. O grande intuito das competições é o de unir as pessoas e tornar de tudo uma grande brincadeira alegre, apesar das brigas que naturalmente acontecem. Essas "peladas" poderiam e deveriam serem levadas mais a sério e serem mais divulgadas na mídia, mas não para promover e sim para incentivar mais pessoas a se organizarem e criaram uma espécie de distração para uma realidade às vezes muito sofrida. No final das contas, tudo é um grande ambiente alegre que termina sempre com muita risada, cerveja e um bom churrasco!


Assista um dos vídeos produzidos pelo pessoal do "TV Chuteira"

Leia as notícias elaboradas por uma das competições de futebol society

Nenhum comentário:

Postar um comentário